Versão para DesktopMS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS
O prefeito corumbaense Marcelo Iunes (PSDB)
REDAÇÃO | 12 de maio de 2020 - 11h33

Prefeito nomeia 41 comissionados durante pandemia e gasta R$ 2,9 milhões

Em mensagem à Câmara, Iunes maquiou a crise e garantiu verbas para bancar a nova despesa

Com apenas dois votos contrários – dos vereadores Mohamad Abdallah (MDB) e Haroldo Cavassa (DEM) – a Câmara Municipal de Corumbá aprovou na 2ªfeira (11.maio) um projeto de lei do prefeito Marcelo Iunes (PSDB) que efetiva 41 cargos em comissão (sem concurso).

Sob o argumento de tratar-se de medida de emergência, o projeto foi apreciado e votado às pressas e sem a presença de público - em virtude da pandemia de Covid-19, o presidente do Legislativo, Roberto Façanha (PSDB), proibiu de 4 a 31 deste mês o ingresso de pessoas que não façam parte do quadro de servidores.

Segundo Mohamad Abdallah, a medida impõe um fardo excessivo no orçamento num instante em que os poderes públicos e a sociedade precisam canalizar todos os esforços institucionais, pessoais e financeiros na prevenção ao coronavírus e também para resistir aos impactos da doença.

INCHAÇO

Pré-candidato declarado à reeleição, Marcelo Iunes inchou o quadro de pessoal de sua gestão com nomeações de aliados e futuros cabos eleitorais. O Portal da Transparência informa que a Prefeitura de Corumbá tem 623 cargos comissionados, que representam um custo mensal de R$ 2 milhões 938 mil 331,28.

Sem destacar a previsão de queda de até 30% na receita local e para convencer os vereadores que o Município suportará mais este ônus, Iunes afirma em sua mensagem à Câmara que o erário já dispõe dos recursos para bancar a gordura na folha de pagamento.

Os efetivados serão lotados em quatro fundações e duas autarquias, com 20 cargos de gerência, seis de assessor-executivo II, seis de assessor técnico-jurídico, um de assessor de comunicação institucional e oito de coordenador.

No início deste ano a imprensa já havia noticiado que Marcelo Iunes tinha batido um recorde na administração municipal mantendo 595 servidores nomeados para cargos em comissão, sem concurso.

 
Subir ao TopoSubir ao TopoVoltarVoltar
PlataformaPlataforma de Notícias DothNews