07 de maio de 2024
Campo Grande 27ºC

REUNIÃO

Fábio Trad pede inclusão de exame de câncer de colo retal no SUS ao ministro da Saúde

MS está entre os dez primeiros estados com maior letalidade

A- A+

Em reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o parlamentar pleiteou também inclusão no SUS de exame que antecipa o diagnóstico de câncer colorretal. MS está entre os dez primeiros estados com maior letalidade.

O câncer do intestino grosso (também conhecido como câncer de cólon e reto ou câncer colorretal) é a terceira neoplasia com maior incidência no Brasil. Trata-se do segundo câncer mais frequente em mulheres (52%) e no terceiro entre os homens (48%), com 36.360 de novos casos previstos para o biênio 2018 e 2019.

E o Mato Grosso do Sul está entre os dez estados com maior índice de letalidade de câncer colorretal. Por esses e outros motivos, o deputado federal Fábio Trad (PSD/MS) e a senadora Simone Tebet (MDB/MS) reuniram-se na tarde desta segunda-feira (15) com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A audiência foi uma iniciativa da senadora sul-mato-grossense e contou também com as presenças de representantes da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e da irmã da parlamentar, Maria Eduarda Tebet.

Uma das maneiras de reduzir esses números alarmantes e ampliar as chances de cura da doença é antecipando o prognóstico e o diagnóstico. Este, segundo o deputado Fábio Trad, foi o principal tema da pauta do encontro com o ministro.

“Conversamos com o ministro sobre a viabilidade de incluir no Sistema  Único de Saúde um exame que previne o câncer colorretal por meio das  fezes, procedimento que inclusive já é realizado em diversos países do mundo. O ministro ouviu tudo atentamente e disse que já vai impulsionar os estudos técnicos para avaliar essa possibilidade”.

INVESTIMENTOS  

Na sequência, o deputado Fábio Trad entregou nas mãos do ministro um ofício solicitando recursos para a área de saúde da capital e demais municípios de Mato Grosso do Sul. “Foi um encontro muito proveitoso e tenho certeza de que em breve termos boas novidades para a população sul-mato-grossense, que carece urgentemente de melhorias na área da saúde”