28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

"PARCEIROS DO ESPORTE"

Vereador perde ao tentar passar projeto que proibia “propaganda eleitoreira em ações de esporte"

Projeto de Lei pode impedir promoção de políticos através de incentivos esportivos públicos

A- A+

O vereador André Salineiro (PSDB) tentou evitar que pessoas físicas pudessem fazer propaganda do próprio nome ao colaborarem ou doarem dinheiro para ações ligadas ao esporte, em Campo Grande. É o que prevê o projeto de lei n. 9.306/19 “Parceiros do Esporte”, votado nesta quinta-feira (9), pelos vereadores. O texto, que aguarda sanção do Prefeito, inclui também pessoas jurídicas. Salineiro apresentou emenda para retirar apenas a opção de doadores que são somente pessoas físicas de fazerem sua propaganda, mas a emenda não teve apoio da maioria dos parlamentares. 

“A única pessoa física que doa e quer seu nome publicado lá é o político para ter voto, para ser visto. É um excelente projeto, porque há muitos locais que não são utilizados para esporte por falta de recurso. O grande problema é a propaganda de pessoas físicas. Pessoa jurídica é justo, porque ela precisa divulgar para captar clientes. Já a pessoa física eu não vejo outro interesse a não ser eleitoreiro”, argumentou Salineiro, ao tentar apoio dos demais vereadores para sua emenda que poderia modificar o projeto. 

Com 16 votos contra e apenas 7 a favor, a emenda do vereador não entrou no projeto de lei do Executivo. Com isso, ele alertou que políticos e pessoas que têm intenção de se candidatarem vão se aproveitar e doar pelo interesse de se promoverem. Salineiro deixou claro que é a favor do projeto que valoriza o esporte, mas não da forma como foi aprovado, com a opção de propaganda de pessoas. Por isso, depois de insistir na mudança do projeto e ser derrotado na votação de sua emenda, votou contra o projeto original, que foi aprovado pela maioria.