28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

ALBA VÍRUS

PF cumpre mandados contra traficantes internacionais em MS

A droga era escoada pelo Porto de Santos, Paranaguá e Navegantes

A- A+

São cumpridos 18 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (27) em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia. Conforme os investigadores, a operação deflagrada nesta manhã visa desarticular grupo criminoso de traficantes de drogas internacionais. A investigação puxa o fio de envio de ao menos 6 toneladas de cocaína à países Europeus e Também à Ásia. 

A Operação é comandada pela delegacia da PF em Santos (SP). Aproximadamente US$ 2 milhões e mais RS$ 400 mil dólares já foram apreendidos. 

Ainda conforme os investigadores, a droga era escoada pelo Porto de Santos, Paranaguá e Navegantes. A polícia começou a investigar o grupo em 20 de fevereiro desse ano, após prisão no Guarujá.  Aconteceu essa prisão, momento em que um dos integrantes do grupo tentava comprar imóvel para justificar os valores ao Fisco brasileiro.

Os contêineres usados pelos criminosos figuravam cargas lícitas. Em meio as cargas foram descobertos escondidas vários quilos de droga.

Alba Vírus, nome dado a essa operação, significa em Latim, 'vírus ou veneno branco'. 

Os investigados devem ser indiciados pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de entorpecente e associação para o tráfico, sem prejuízo de eventuais outras implicações penais que possam surgir com o descortinar das investigações.

Haverá uma coletiva de imprensa, às 10h (horário de MS), na Delegacia da Polícia Federal em Santos.