20 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

SAÚDE

Campanha de vacinação de idosos será repensada; "não saia de casa", diz Sesau

População quer entender lógica criada pela Sesau de mandar pontos de vacinação para postos distantes

A- A+

Idosos que eram atendidos até hoje (20.março) na Unidade Básica de Saúde da Família Vila Carvalho, em Campo Grande, reclamam o fechamento da unidade, alegando que os atendimentos e vacinação foram transferidos para uma região distante, para o posto de saúde na região no Bairro São Francisco: Unidade Básica de Saúde “Dr. Jair Garcia de Freitas” – UBS 26 de Agosto, em Campo Grande. A campanha de vacinação dos idosos começaria no dia 23 de março, mas a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) disse que haverá mudanças no cronograma devido a pandemia do COVI-19, o novo coronavírus. 

De acordo com o público, de aproximadamente dois mil idosos, a medida adotada pela Sesau, determinando que apenas 10 postos de saúde na Capital estariam fazendo vacinações, é ruim, pois, sem transporte os idosos ficarão expostos indo até o posto de saúde mais distante. Para eles, o correto seria as vacinações serem feitas nas unidades de seus bairros. “Porquê, os profissionais vão ter que continuar trabalhando de todo jeito. Só vão mudar de lugar levar todo mundo para um canto só, além disso não tem ônibus. Não entendi a lógica”, disse uma denunciante que preferiu não se identificar. 

A reportagem entrou em contato com a Sesau, que informou que não há determinação para que os idosos vá aos postos mais distantes para receber vacinas. “A determinação, segundo a secretaria, é para que esse grupo de risco fique em casa, as campanhas de vacinação estão sendo repensadas e ainda passam por readequação de estratégia”, explicou.

A resolução, de que haveria redução nos atendimentos na Capital saiu na última quarta-feira (18.março), após o município declarar estado de emergência. 

A secretaria ainda esclareceu que as unidades não serão fechadas nos bairros, apenas estarão disponíveis porá atendimentos mais urgentes. “A campanha está sendo repensada [vacinação]. Não existe orientação para eles irem nas unidades mais distantes. Nos postos abertos, só se fará atendimentos de urgência. As unidades continuam abertas para esse serviço.”, completou a Sesau.