29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

EDUCAÇÃO SUPERIOR

Sisu se aproxima de 1,5 milhão de inscritos

Número de inscrições supera 2,7 milhões; quantidade diverge porque cada estudante opta por até dois cursos

A- A+

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) chegou a 2.772.054 inscrições na manhã desta quinta-feira, 23 de janeiro. O número é maior do que o de inscritos — 1.450.608, já que cada estudante pode selecionar até duas opções de curso.

Na quarta-feira, 22, o sistema fechou o dia com 2.407.170 inscrições e 1.327.859 inscritos.

O Sisu é a principal forma de acessar o ensino superior público com a nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgada na semana passada. Para participar da seleção, é necessário não ter zerado a redação na edição de 2019 do exame. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet. O período para inscrições até as 23h59 de domingo, 26.

O sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

A data final de inscrições seria sexta-feira, 24. Com as inconsistências na correção das provas do Enem, o Ministério da Educação (MEC) decidiu dar mais tempo para os estudantes, para evitar prejuízos. Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro.

AS DATAS 

Matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;

Lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;

Manifestação de interesse para constar na lista de espera: até as 23h59 de 4 de fevereiro.

cronograma foi publicado na edição de 3 de dezembro, do Diário Oficial da União (DOU). O edital completo está na página do Sisu e a retificação com a prorrogação do prazo, na edição do DOU desta terça-feira, 21 de janeiro.

Confira o cronograma dos principais programas do MEC para acesso ao ensino superior.