18 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

COVID-19

Coronavírus provoca cancelamento de eventos no Paraguai e Ponta Porã

Festas tradicionais e aulas foram canceladas por 15 dias pelo governo paraguaio

A- A+

É oficial, o Paraguai suspendeu por 15 dias aulas e qualquer outra atividade no País, que incorra na aglomeração de pessoas. A medida, segundo o governo, passa a valer a partir dessa quarta-feira, (11, março), e segue até 25 de março. A extrema ação é para evitar a disseminação do coronavírus, o Covid-19 por todo os país

Na fronteira com Mato Grosso do Sul, em Pedro Juan Caballero, até mesmo as tradicionais celebrações na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foram canceladas. Tanto na cidade paraguaia quanto em Ponta Porã (MS), não há casos suspeitos da doença. O decreto determina a suspensão das aulas e de eventos públicos ou privados, como práticas esportivas, reuniões religiosas e políticas, e também atividades em locais fechados, como shows, cinemas, teatros e convenções. 

Segundo o site ABC Color, o anúncio foi feito hoje pelo ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, diante da confirmação de um segundo de coronavírus no Paraguai.  Um idoso, de 80 anos, que está internado em uma unidade de terapia intensiva. O paciente teve contato com dois médicos que, por sua vez, também estão internados com suspeita da doença. Os pacientes em casos confirmados chegaram ao Paraguai do Equador e da Argentina.

Segundo o ABC, outras 24 pessoas estão com os sintomas do coronavírus e estão sendo monitoradas. Mazzoleni disse que não pode descartar que o vírus já esteja circulando no nível da comunidade. “São medidas drásticas que não possuem protocolo, porque é a primeira vez que serão tomadas. É uma medida da qual não temos experiência ”, disse o presidente Mario Abdo ao apresentar o plano.

EM MS

Até esta terça-feira (10), sete pessoas foram diagnosticadas com suspeita de terem contraído o coronavírus (COVID-19) no Estado, sendo um em Paranaíba, um em Dourados, um em Três Lagoas e quatro em Campo Grande. Ainda de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 30 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul, sendo que 23 casos foram desconsiderados para COVID-19.