19 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

CORONAVÍRUS

Começa quarta-feira 'isolamento', suspensão de aulas e eventos na Capital

Prefeitura decretou suspensão de aulas e eventos com mais de 100 pessoas a partir de 18 de março

A- A+

A Prefeitura de Campo Grande anunciou ontem (15, março) e deve formalizar em publicação no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) dessa segunda-feira (16, março), que estão suspensas as aulas de alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), bem como, qualquer aglomeração e evento que reúna mais de 100 pessoas. A medida segundo a administração é medida que visa combater o avanço do Convid-19, o novo coronavírus, após a confirmação de dois primeiros casos na Capital.

Segundo levantamento realizado pelo Campo Grande News, 107 mil alunos devem ser afetados em Campo Grande. A determinação serve também para cultos e missas. O decreto deve entrar em vigor somente a partir da quarta-feira (18, março) com prazo de vigência de 15 dias, podendo ser prorrogada caso haja determinação das autoridades em saúde do município.

“Estamos seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e a decisão veio depois de reuniões com os secretários”, atenuou o prefeito Marquinhos Trad (PSD). 

De acordo com Marquinhos, o município recomendou que a medida seja adotada nas unidades particulares de ensino, no entanto, segundo Trad, a prefeitura não pode impedir que os estabelecimentos funcionem.

Atividades esportivas podem ocorrer mas, sem público e com portões fechados.  Na Capital, segundo o prefeito, não é preciso pânico, pois, foram contratados 33 novos leitos de Centros de Tratamento Intensivos (CTI) e outros 60 novos leitos clínicos.

CASOS

No sábado (14, março) foram confirmados os dois primeiros casos de coronavírus no em Campo Grande. O primeiro caso é de um homem de 31 anos que esteve a trabalho em Londres, na Inglaterra, entre os dia 04 e 09 de março.

O paciente procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Coronel Antonino onde foi feita a coleta do material no dia 12 de março, com resultado positivo no dia 14 de março.

Foram realizadas orientações sobre as medidas de isolamento domiciliar ao paciente e recomendação, caso necessário, de busca por atendimento médico.

O segundo caso é de uma mulher de 23 anos que possui histórico de contato recente com paciente com caso confirmado de Covid-19. A contaminação teria ocorrido durante viagem ao Rio de Janeiro (RJ) durante os dias 06 e 08 de março. Até o momento a paciente não apresenta nenhum sintoma da doença.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Desde o mês passado a Sesau vem intensificando as medidas de prevenção e contenção da doença, através da implementação de um Plano de Contigência Municipal do Covid-19 e definição de protocolos e notas técnicas com orientações para os profissionais.

Foi instituído ainda um serviço de teleinfectologia onde, inicialmente, os profissionais médicos da rede poderão tirar dúvidas com especialistas (infectologistas) sobre casos suspeitos de coronavírus, dengue, entre outras doenças infecto-parasitárias, auxiliando assim na melhoria e qualificando o atendimento prestado à população.

PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES PARA EVITAR A DOENÇA.

Lavar bem as mãos
Fazer uso de álcool gel
Evitar aglomerações em ambientes fechados
Manter os ambientes bem arejados