29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Sarampo

Campanha vacinação contra o sarampo tem dia ‘D’ neste sábado em Dourados

A- A+

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo terá seu “Dia D” neste sábado (15) em Dourados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o público-alvo são as pessoas na faixa etária de 5 a 19 anos.

No município, das 8h às 17h estarão abertas as Unidades de Saúde da Seleta, Izidro Pedroso, Maracanã, Vila Rosa, Parque das Nações II, e Idelfonso Pedroso, além dos distritos de Itahum e Vila Vargas.

Também será disponibilizado um posto de vacinação no Shopping Avenida Center, com atendimento entre 14h e 20h.

Segundo Edvan Marcelo, da Coordenação do Núcleo de Imunização, a adesão e ações de vacinação deste público são ferramentas fundamentais e necessárias, a fim de garantir a devida proteção, como também interromper a circulação do vírus do sarampo em todo país.

“Contudo, temos como objetivo resgatar essa parcela da população (05 a 19 anos), avaliar a situação vacinal de cada um e assim, vacinar de forma seletiva aqueles não vacinados e/ou completar esquema vacinal conforme indicação do Calendário Nacional de Vacinação”, explica.

Ele acrescenta que a Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica de Saúde e do Núcleo de Imunização, além da campanha, fará a atualização da caderneta de vacinação da população com faixa etária de 05 a 19 anos.

“O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após”, alertam as autoridades