19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

DESCOBERTA

Cachorros e cavalos se comunicam com expressões faciais, aponta estudo

Animais conseguem imitar expressões uns dos outros em interações. É a 1ª vez em que tal interação entre duas espécies animais é verificada cientificamente.

A- A+

Cachorros e cavalos conseguem se comunicar imitando as expressões faciais uns dos outros durante brincadeiras, uma interação entre duas espécies animais verificada pela primeira vez em um novo estudo.

O mimetismo facial rápido já foi verificado, por exemplo, em estudos sobre primatas, cachorros domesticados, suricatos e ursos-malaios. Mas a descoberta dessa interação entre espécies diferentes pode indicar que existem padrões para uma "linguagem universal da diversão".

"Brincadeiras são uma atividade recorrente para mamíferos e aves, e representam um campo em que é possível desenvolver um caminho comum para comunicação", afirma Elisabetta Palagi, sociobiologista da Universidade de Pisa, na Itália, e uma das autoras do estudo.

Os pesquisadores tiveram como base 20 vídeos de cavalos e cachorros brincando por no mínimo 30 segundos, sem interação humana. Os resultados do trabalho foram publicados na revista "Behavioral Processes".

Além do mimetismo facial rápido, foi verificado que as duas espécies constantemente mostravam as bocas abertas e relaxadas, reação comum durante brincadeiras entre mamíferos. Também se colocavam em posições vulneráveis, rolando e expondo a barriga e o pescoço.

Cientistas suspeitam que o propósito das brincadeiras tem ligação com o desenvolvimento de habilidades sociais e de caça, além de aliviar o estresse.