20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

SERVIÇOS PÚBLICOS

Aneel suspende tarifa extra em contas de energia até o fim do ano

Custos cobertos pela Conta-covid

A- A+

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta 3ª feira (26.mai.2020) que manterá a bandeira tarifária verde acionada até 31 de dezembro de 2020. De acordo com a agência, a medida visa “aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia”.

As bandeiras tarifárias indicam o valor adicional cobrado de acordo com o custo de produção de energia –quando a bandeira verde está acionada, não é feita nenhuma cobrança além do consumo. Existem ainda as bandeiras amarela, vermelha 1 e vermelha 2.

Os valores das bandeiras tarifárias são ajustados anualmente. A Aneel começou a discutir alterações para o ciclo 2020/2021 no dia anterior à declaração oficial de pandemia de covid-19. A agência explica que “os impactos da pandemia no consumo de energia e nas atividades econômicas alteraram de forma significativa os estudos e parâmetros utilizados na proposta”.

Além disso, os custos financiados pelas bandeiras tarifárias estão contemplados da Conta-covid. Trata-se de 1 empréstimo ao setor elétrico, junto a bancos públicos e privados, para aliviar os efeitos na pandemia no setor.

Fonte: Poder 360