MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS
Vereadores de Dourados comemoram aprovação de Lei de contratação da Sanesul
REDAÇÃO | 9 de setembro de 2019 - 10h43

Longos contratos com prefeituras podem ter fim com vendas de estatais em MS

Manobras políticas com mudanças bruscas acenam para desejo coletivo de representantes públicos

Sob forte propaganda, o Governo de Mato Grosso do Sul comemora do sucesso das estatais no Estado. Em entrevista à TV local o Secretário de Estado de Governo  e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, disse que estas estarão abertas ao capital privado. Uma das ‘bem sucedidas’ empresas estaduais é a prestadora de serviços de saneamento básico, a Sanesul. Essa, que trabalha para fechamento de contrato por mais 30 anos com a Prefeitura de Dourados. Além de Dourados, o presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, já havia falado ao MS Notícias, que há vários contratos que estão sendo firmados por períodos semelhantes [30 anos], e segundo Carneiro, esses contratos estão sendo feitos em parcerias, entre os municipalismos e o Governo.  

Para ser feita a parceria entre município e Estado, é necessária que a Câmara de Vereadores aprove em Lei, a votação em Dourados, foi positiva, com direito a comemoração e selfie, poucas horas depois em um comércio local. Segundo o presidente da Casa, Alan Guedes, tratou-se de uma decisão particular dos vereadores, na Casa, a aposição é maioria, mas mesmo assim, a Lei para que o contrato com a Sanesul ganhasse mais 30 anos foi aprovada por unanimidade. Entendidos dos trâmites acharam curiosa a decisão, mas não ousaram tecer falas deixando no ar o suspense.  

Cada um trabalha em uma estância, Riedel, havia falado sobre abrir as estatais ao mercado. Logo o questionamento: será que a manobra é conseguir contratos de longo prazo com os municípios e logo depois vender as estatais?

Isso teria um impacto mais que sério na economia local, bem como no bolso de cada cidadão. A comparação entre a já anunciada a venda MSGÁS com a Sanesul está escancarada em números generosos, em notícia publicada esta manhã (09), no Portal do MS, site de comunicação do Governo.   

O MS notícias entrou em contato com a Prefeitura de Dourados, com assessoria do presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior e com assessoria de  Eduardo Riedel, buscando esclarecer as dúvidas, mas até a publicação desta reportagem ninguém enviou resposta. 

 

 
Subir ao TopoVoltar
PlataformaPlataforma de Notícias DothNews