28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

1ª votação

Com Refis aprovado, Governo quer arrecadar cem milhões do ICMS

Ainda precisa passar por uma nova aprovação em plenário antes de seguir para a sanção do governador

A- A+

Mesmo com as alterações propostas pela Assembleia Legislativa por meio de emenda, o Governo de Mato Grosso do Sul mantém a previsão de arrecadar até R$ 100 milhões com o Refis do ICMS. A informação é do secretário-adjunto de Fazenda, Cloves Silva, que concedeu entrevista coletiva ontem, quarta-feira (5.12).

O projeto já foi aprovado em 1ª votação e ainda precisa passar por uma nova aprovação em plenário antes de seguir para a sanção do governador Reinaldo Azambuja e publicação no Diário Oficial do Estado. "Estamos com tudo pronto e seguindo esses prazos temos a expectativa de iniciar o recebimento já na segunda-feira (10)", afirmou.

Pelo texto apresentado, para pagamento à vista das dívidas com ICMS contraídas até 30 de abril de 2018, inscritas ou não em dívida ativa, inclusive as ajuizadas, até 21 de dezembro, o desconto será de 90% das multas punitivas e moratórias e de 80% dos juros de mora. O prazo foi estipulado pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) e não pode ser alterado.

As alterações apresentadas pela Casa de Leis são apenas para pagamento parcelado. De acordo com o texto original, para pagamento de 2 a 24 parcelas mensais e sucessivas, a redução é de 60% das multas e também de 60% dos juros. Já para quem parcelar em até 48 vezes, o desconto seria de 60% das multas e 40% dos juros.

Já a emenda fala em pagamento de 2 a 30 parcelas com desconto de 60% nas multas e dos juros e de 31 a 60 parcelas com redução de 60% nas multas e 50% nos juros. Após a publicação da lei, o devedor poderá procurar uma agência fazendária ou acessar o site da Sefaz.

Fonte: Ponta Porã Informa. Portal do MS.