25 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

Política

PTB amplia participação política e se consolida como uma das principais forças partidárias

A- A+

O Partido Trabalhista Brasileiro de Mato Grosso do Sul vem crescendo a cada ano no Estado, porém, desde agosto de 2015 com posse de Nelson Trad Filho como presidente estadual da sigla, o PTB aumentou, de forma qualitativa e quantitativa, sua participação na política estadual e se consolidou como uma das principais legendas do Estado, atuando de forma efetiva e decisiva no pleito 2016 em diversos municípios.

O presidente do PTB-MS, Nelson Trad Filho, logo após assumir o comando do partido, deu início à criação de comissões provisórias no interior, das comissões da mulher e da juventude e também intensificou o trabalho de filiação partidária, preparando o quadro da legenda para as eleições municipais de 2016.

Desta forma, o PTB que antes possuía apenas 16 comissões provisórias, em menos de um ano passou a ter 78, ou seja, com exceção do município de Douradina, o partido está presente em todo Estado.

Outro ponto importante foi a criação das comissões da Juventude e da Mulher na Capital e no interior. Tanto o presidente do PTB Jovem Estadual, Douglas Welker, quanto a presidente do PTB Mulher Estadual, Ilza Mateus, priorizaram filiar pessoas atuantes em seus segmentos e comunidades e prepará-las para o pleito deste ano. Com isso, hoje, o PTB Mulher e o PTB Jovem constituíram 36 comissões, cada, em todo Estado. O trabalho de organização das comissões refletiu nos resultados obtidos pelo partido nas eleições municipais. O PTB Mulher elegeu três vereadores e PTB Jovem quatro.

Basta analisar os números das eleições de 2012 e compará-los com os da eleição de 2016 para ver claramente a evolução do partido e crescimento da legenda no Estado. Em 2012, o PTB-MS elegeu 16 vereadores, um prefeito, em Aral Moreira, e dois vice-prefeitos, em Ladário e Nioaque.

Em 2016, após trabalho de filiações e fortalecimento do partido, promovido por Nelson Trad Filho, o PTB aumentou número de vereadores em todo o Estado para 42. Dos candidatos a vereador recém filiados ao partido, foram eleitos 29, dois vereadores foram reeleitos. Entre os parlamentares que ingressaram no PTB durante o período da janela partidária, seis foram eleitos, entre eles o vereador Otávio Trad, que se reelegeu em Campo Grande após uma eleição extremamente disputada na qual participaram mais de 600 candidatos a vereador.

No interior, o partido obteve grandes resultados também. No município de Aparecida, por exemplo, Walteir José de Oliveira foi eleito vereador pelo PTB com 924, sendo o mais bem votado da cidade. Em Terenos, o atual presidente da Câmara, vereador Leandro Caramalac, do PTB, foi reeleito com 838 votando. A votação é um recorde e Leandro é o vereador mais votado de toda história de Terenos.

Quanto aos vice-prefeitos, o PTB aumentou para cinco o número de representantes no executivo municipal. Foram eleitos vice em Chapadão do Sul, Corumbá, Laguna Carapã, Miranda e Selvíria.

“Fomos muito bem capacitados por meio de um projeto moderno de planejamento estratégico implementado pela ex-presidente do PTB, a deputada federal Cristiane Brasil, e revigorados com a energia positiva do nosso atual presidente Roberto Jefferson, que nos inspira no lema 'PTB vencer e vencer'. Assim estamos nos preparando e nos capacitando cada vez mais, para esse novo Brasil que teremos nas eleições gerais de 2018", destacou o presidente estadual do PTB, Nelsinho Trad.