Tero Queiroz | 9 de julho de 2018 - 10h57

Troco solidário vai ajudar em pesquisas na Bacia do Alto Paraguai

"O Instituto SOS Pantanal é uma organização não-governamental, privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos"

Entre esse mês e o fim de agosto a Rede Comper de Supermercados em Campo Grande arrecadará o Troco Solidário para beneficiar o Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal, que tem por missão informar e promover diálogo para um Pantanal sustentável. Moedas que os clientes doarem nos caixas das lojas quando fizerem suas compras nesse período serão revertidas à entidade.

O Instituto SOS Pantanal é uma organização não-governamental, privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos. Lançada em julho de 2009, a entidade conta com representantes de diversos setores da sociedade e busca estabelecer a necessidade da gestão do conhecimento e do diálogo intersetorial para a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais do planeta.

Conforme Felipe Augusto Dias, diretor-executivo do Instituto SOS Pantanal, o monitoramento anual da cobertura vegetal gera mapa que contribui para estabelecer ações de proteção do Pantanal. Além de adquirir essas imagens via satélite, a entidade precisa de recursos para adquirir as próprias imagens e fazer a classificação do uso do solo.

“Independentemente disso, nossa equipe precisa interpretar as imagens de satélite e geralmente vai a campo confirmar certas ações. Nossos deslocamentos para elaborarmos mapa com qualidade demanda recursos e por isso esse dinheiro será importante”, destaca Felipe.

Ainda de acordo com Dias, o instituto cobre 368.521 km² de área da Bacia do Alto Paraguai; só o Pantanal representa 41% dessa área, totalizando 151.119 km² de área da planície. “Estamos trabalhando junto ao Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas] um plano de investimentos para o Pantanal, já que ali há produção agropecuária, turismo, mineração, entre outras ações que privilegiam diversos segmentos. Para isso, é necessário amplo debate para que possamos ter resultado positivo no que tange o estabelecimento do diálogo para um Pantanal sustentável”, completa.

A estrutura organizacional do Instituto SOS Pantanal é composta por conselheiros que se dividem em conselho diretor, conselho fiscal e conselho técnico científico político. Já a diretoria-executiva é responsável pela parte operacional da entidade, que possui escritório na rua Gutemberg, 328, na região central de Campo Grande. O telefone é (67) 3042-9095.

O Troco 

Desde 2007 a Rede Comper de Supermercados já ajudou mais de 160 instituições através do Troco Solidário, que consiste na arrecadação de moedas que os clientes doam nos caixas das lojas quando fazem suas compras. O dinheiro é investido em benfeitorias para as instituições e tem ajudado a transformar muitos sonhos em realidade.

“O Troco Solidário já arrecadou mais de R$ 5 milhões e impactou as vidas de mais de 150 mil pessoas. Nossa missão, por meio do projeto, é unir forças com os nossos clientes para que a gente consiga cada vez mais fazer a diferença nas vidas dos que mais necessitam”, afirma Fernanda Bardauil, gerente de Relacionamento do Comper.

A cada dois meses uma entidade que presta assistência social ou desenvolve projetos nas comunidades é beneficiada com a quantia arrecadada no período. As instituições que têm interesse em participar do projeto devem procurar a Rede Comper e repassar um histórico, além de uma série de documentos, até o mês de outubro.

Depois disso, triagem é feita e em seguida uma equipe da Rede Comper visita in loco a instituição para comprovar a veracidade das informações. Após essa etapa é feita uma análise complexa que definirá as seis instituições que serão contempladas com o Troco Solidário no ano posterior.

 
Subir ao TopoVoltar
PlataformaPlataforma de Notícias DothNews