18 de abril de 2024
Campo Grande 18ºC

É GRÁTIS

Top Circo encerra terceiro mês de apresentações gratuitas no Caiobá

Sessões tem tido sucesso de público no bairro desde o início do mês; Nasser será próximo bairro a receber a lona do circo

A- A+

Com sessões lotadas toda semana, o projeto “Temporadas no Picadeiro Mágico Top Circo” encerra seu terceiro mês no bairro Caiobá com apresentações nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), sempre às 20 horas, com entrada gratuita. A lona do Top Circo está desde o início do mês no bairro e já recebeu cerca de 2,2 mil pessoas.

O projeto foi contemplado com recurso do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), oriundo da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da SECTUR (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

A primeira apresentação no bairro aconteceu no dia 1º de maio e já foi um sucesso: cerca de 400 pessoas compareceram à sessão. Nas 8 apresentações que ocorreram até agora, 300 pessoas, entre crianças, adultos e até idosos, foram assistir os espetáculos que são todos gratuitos.

Algumas das crianças que foram às apresentações pisaram pela primeira vez debaixo da lona de um circo. “O espetáculo foi mágico pra mim, ri muito. Nunca tinha ido a um circo, como eles estão de graça aqui tive a oportunidade”, disse a pequena Larissa da Silva, de 8 anos, que estampava um grande sorriso ao sair da sessão.

Já Ícaro Rodrigues, de 11 anos, foi pelo menos três vezes assistir os artistas se apresentarem. “Todo dia que tem falo pra alguém me trazer aqui. Vim com meus pais, com um tio e até com a vizinha. Eu gostei bastante, é um momento de descontração”, avaliou.

Levar a alegria e mostrar este tipo de arte para a periferia de modo democrático é um dos objetivos do projeto. “Assim conseguimos promover acesso e oportunidade à cultura para a população que vive na periferia da cidade, já que na maioria dos casos as famílias têm uma renda financeira pequena e grande dificuldade de aproveitar os bens culturais”, explica.

No início do mês de junho, o Top Circo montará a sua lona na Vila Nasser, onde fará as 10 últimas apresentações do projeto.

HISTÓRIA 

O Top Circo é o único circo de lona itinerante de Mato Grosso do Sul ainda ativo. A família Perez tem artistas circenses há pelo menos 4 gerações, por isso as 4 temporadas do projeto.

Ele foi criado, como Circo Real Pantanal ainda na década de 1950 e perdura desde então. “Este projeto é importante tanto para preservar a história da minha família, quanto para não deixar a cultura circense morrer. É muito bom ter o resgate de nossa cultura e compartilhá-la com o público sul-mato-grossense”, garante Hugo.

INGRESSO SOLIDÁRIO

No dia 22 de fevereiro um incêndio atingiu um trailer dos proprietários do circo quando estavam instalados no Jardim Los Angeles e a família Perez perdeu grande parte do que tinha, incluindo material de trabalho, equipamentos, comida e roupas.

As apresentações que acontecem durante o projeto Temporadas no Picadeiro Mágico Top Circo são todas gratuitas, mas a família pede, para quem puder ajudar, que deixe uma doação pagando um “ingresso solidário”, de qualquer valor.

SERVIÇO

O Top Circo está na rua Francisco Antônio de Souza, em frente ao número 1075, no Portal Caiobá. As apresentações acontecem hoje e amanhã, às 20h e são gratuitas.