25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Tereza Cristina

Tereza Cristina reúne ministros da Agricultura do Brics em Bonito

Cidade turística será palco de encontro de autoridades do grupo de nações emergentes

A- A+

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, recebe colegas de pasta dos demais países integrantes do Brics – Rússia, Índia, China e África do Sul – nos dias 25 e 26 de setembro, em Bonito. A cidade turística na região da Serra da Bodoquena será palco da 9ª Reunião dos Ministros da Agricultura do grupo de nações emergentes.

Conforme divulgado pelo ministério brasileiro, o encontro vai debater inovação tecnológica na agropecuária diante do aumento da população mundial e da demanda por alimentos. As autoridades vão discutir segurança alimentar e sustentabilidade ambiental, papel do incremento da conectividade no campo, incentivo às startups do mundo agro, produção de orgânicos, combate às pragas e doenças e manutenção dos padrões fitossanitários dos alimentos.

Ainda de acordo com a pasta, Bonito sediará evento político de porte internacional pela primeira vez. A cidade foi eleita para mostrar às autoridades visitantes como é possível associar boas práticas ambientais com produção agropecuária e turismo. O segundo segmento emprega cerca de 7 mil pessoas com carteira assinada.

A reunião ainda pretende fortalecer a cooperação entre os integrantes do grupo a fim de cumprir as metas da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Em novembro, os chefes de Estado de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul têm compromisso em Brasília, na 11ª Cúpula dos Brics.