29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Cidade

Prefeitura implanta sistema de monitoramento de trânsito e ônibus

A- A+

 

Com objetivo de melhorar a segurança nos Terminais de Transbordo e nos ônibus da Capital, a administração Alcides Bernal implantou na sede da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) o Centro de Informações de Transporte e Trânsito (CITT), que terá a finalidade de controlar e monitorar os ônibus, controle dos semáforos, contagem dos veículos e comunicação operacional.

Para o prefeito Alcides Bernal, o CITT é uma conquista para a população, pois ele vai promover melhorias significativas no trânsito e principalmente no transporte público. "Esta é mais uma ação de nossa administração que vai beneficiar diretamente a população, pois a Agetran poderá solucionar em tempo real, problemas que atingem diretamente os usuários do transporte coletivo, além de melhorar o trânsito da nossa capital. Mais que um centro de informações, o CITT tem o objetivo de garantir qualidade de vida para as pessoas", pontuou o prefeito.

O Núcleo de Supervisão e Controle do Transporte Público permite o acompanhamento, em tempo real, da circulação da frota de ônibus da Capital, permite verificar se o consórcio está cumprindo as determinações sobre o número de veículos do transporte coletivo em circulação, rotas corretas, horários e número de passageiro. O Terminal Guaicurus já está equipado com as câmeras de monitoramento de ônibus.

O diretor da Agetran, Elidio Pinheiro destaca a capacidade do sistema. “O motorista terá contato direto com a central da Agetran. Este sistema está em regime de pré-operação e deverá estar totalmente concluído até o fim de 2016. Hoje nós podemos acompanhar os ônibus em tempo real. Sabemos o tempo de parada e se estão no tempo certo estabelecido pela Agetran”.

Outra melhoria da tecnologia do sistema será o botão de emergência que poderá ser acionado pelo motorista do ônibus em caso de algum imprevisto.

O sistema inicia às 5 da manhã, no horário de circulação dos ônibus até a meia noite e fará a fiscalização dos horários das 134 linhas, onde atualmente circulam os 590 ônibus. Este sistema melhora o serviço devido à fiscalização mais efetiva e a resposta mais rápida para as reclamações.

O sistema tem outra vantagem de funcionamento que é a capacidade de controlar a entrada e saída dos ônibus dos terminais. Dependendo do fluxo de passageiro nos terminais poderão ser acionado ônibus reservas para atender o fluxo de passageiros.

Atualmente os ônibus já possuem câmera. Em caso de Assédios ou outras ocorrência as imagens podem ser solicitadas ao consórcio. Quando o sistema estiver online, todas as ocorrências serão visualizadas em tempo real por meio do sistema de monitoramento instalado na Agetran.

Núcleo de Supervisão e Controle do Parque Semafórico

Por meio deste sistema será possível o acompanhamento da operação programada e o tempo real, dos semáforos em Campo Grande. O sistema permite o registro de ocorrência e a qualidade de energia que atende aos equipamentos de semáforos.

O Centro de Informações de Transporte e Trânsito (CITT) foi desenvolvido para operação do meio físico, via rede 4G-LTE. O projeto piloto implantado está testado e pronto para entrada em operação plena.

Núcleo de Supervisão e Controle de Vias

Utilizando-se as câmeras da guarda municipal, a Agetran supervisiona as condições de tráfego nas vias monitoradas, o que permite uma atuação ágil em casos de acidentes. Novas câmeras serão implantadas ampliando a cobertura dos serviços. Parcerias estão previstas para instalação de câmeras em condomínios e edifícios.

Para uma melhor comunicação do sistema agentes e viaturas ficarão em pontos estratégicos da cidade, utilizando rádios P25 e outros equipamentos de comunicação para atendimento das ocorrências num espaço de tempo mais curto. Agetran está utilizando rádio cedido pelo Exército Brasileiro, no qual será firmado uma parceria para viabilizar operacionalmente o sistema.