17 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Educação

Prefeitura abre inscrições para contratação de intérpretes de Libras

As inscrições serão realizadas somente via internet, a partir das 10 horas desta segunda-feira

A- A+

A Prefeitura de Campo Grande, publicou edital que estabelece a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais /Libras – língua portuguesa, para atuação nos Centros de Educação Infantil e nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande.

Segundo a administração, o edital tem o objetivo de normatizar os procedimentos para o processo seletivo simplificado, por tempo determinado, para a função de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais/Libras – língua portuguesa, nos centros de educação infantil e nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino/REME de Campo Grande – MS, mediante necessidade e demanda.

Poderão se inscrever no processo seletivo simplificado profissionais sem vínculo efetivo com a Rede Municipal de ensino. O edital prevê a oferta de 40 vagas + cadastro reserva, para jornada de 20 horas semanais.

As inscrições serão realizadas somente via internet, a partir das 10 horas desta segunda-feira (19) até às 22 horas do dia 20 de novembro de 2018, no site.

O profissional designado para a função de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS – língua portuguesa, oferecerá, em caráter complementar e suplementar ao currículo, apoio pedagógico especializado, por meio de metodologias que atendam às necessidades específicas dos alunos com surdez, público-alvo de atuação desse profissional, matriculados em classes de ensino comum das unidades da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande.

Entende-se por aluno com surdez aquele que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais e manifesta a própria cultura, principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS – língua portuguesa.

A presença, em sala de aula e em outros ambientes educacionais, do tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS – língua portuguesa é importante para que os alunos com surdez usuários da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS tenham acesso aos conteúdos escolares, com vistas à melhoria do atendimento e ao respeito à diversidade linguística e sociocultural.

Para se inscrever no processo seletivo simplificado de tradutor e intérprete de Libras – língua portuguesa, os profissionais deverão atender aos seguintes requisitos:

a) ser graduado na área da educação com licenciatura plena;

b) possuir especialização lato sensu na área da educação especial ou estar cursando, situação que deverá ser confirmada com declaração da instituição de ensino que comprove pelo menos 50% (cinquenta por cento) de conclusão do curso;

c) no caso de o candidato estar cursando especialização lato sensu na área da educação especial, quando da inscrição, no ato da posse já deverá tê-la concluído;

d) possuir certificação de aprovação no exame de proficiência em tradução e interpretação de Libras – língua portuguesa, expedido pelo MEC ou a certificação para o uso e ensino da Libras-Prolibras; entre outras.

Quem quiser conferir o Edital, na integra, poderá acessar a edição n. 5.406 do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande).