25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Bafômetro

Novo bafômetro começa a ser usado nas rodovias federais de MS; motorista sopra sem contato com o apa

De acordo com a PRF, o novo teste dura menos de 10 segundos. O motorista nem precisa descer do veículo para realiza-lo.

A- A+

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso do Sul começou a utilizar um novo de tipo de bafômetro. Os aparelhos estão sendo testados durante a Operação Proclamação da República, que começou nesta quarta-feira (14) e vai até domingo (18).

De acordo com a PRF, o novo aparelho de triagem traz agilidade e redução de tempo. Com o equipamento, o motorista nem precisa descer do veículo para realizar o teste. O condutor assopra, sem colocar a boca no equipamento. Caso haja alguma quantidade de álcool no ar expelido, uma luz vermelha dá o alerta. Quando o resultado for zero, uma luz verde acende. O teste dura menos de 10 segundos.

Se a primeira checagem for o positiva, o condutor é convidado a realizar o teste no bafômetro tradicional. Esse acusará qual a quantia de álcool e se caberá o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa administrativa no valor de R$ 2.934,70 - ou a prisão em flagrante, quando o bafômetro acusa valor superiores a 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido.