25 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

'Pombinha, em Roque Santeiro'

Morreu hoje aos 93 anos atriz Eloísa Mafalda

"Seu corpo será velado em Jundiaí, no interior paulista, cidade onde nasceu em 1924"

A- A+

A atriz Eloísa Mafalda, de 93 anos, morreu na madrugada de hoje (17) em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela TV Globo, emissora para a qual a atriz fez vários trabalhos.

De acordo com a emissora, Eloísa, que foi registrada com o nome Mafalda Theoto, deixa dois filhos, dois netos e dois bisnetos. Seu corpo será velado em Jundiaí, no interior paulista, cidade onde nasceu em 1924.

Vida 

Mafalda Theoto nasceu em 18 de setembro de 1924 e era neta de italianos. Antes de descobrir a vocação para os palcos foi nadadora e chegou a ganhar algumas medalhas. Com a mudança para a capital paulista, Eloisa Mafalda foi auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas.

Não demorou muito para a atriz começar a trabalhar em novelas, ainda no rádio, passando por emissoras como a Nacional. Logo depois, foi para a TV atuando em diversas novelas como "A Cabana do Pai Tomás" (1969), "Bandeira 2" (1971), "O Bofe" (1972), "O Grito" (1975), "Água Viva" (1980), "Vida Nova" (1988), "Araponga" (1990), a segunda versão de "Mulheres de Areia" (1993, onde deu vida a Manuela), "Por Amor" (1997) e "Porto dos Milagres" (2001). Esteve ainda em minisséries, seriados, programas como "Você Decide" e em filmes. Também atuou nas primeiras versões de "A Grande Família" (no papel de dona Nenê) e "Gabriela" (a Maria Machadão). Também viveu as personagens dona Pombinha, em Roque Santeiro (1985), e Gioconda Pontes, em Pedra sobre Pedra (1992).

Despedida  

Em sua conta de Facebook, Marcello Berro, neto da atriz, lamentou a morte da avó. "Foi a primeira mulher que me pegou no colo. Sim! Antes de colocarem no colo da minha mãe, ela pegou da mão da obstetra e disse: - É meu neto! Nosso amor sempre foi explícito", escreveu.