29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Segurança

Governo do MS investe R$ 20 milhões em modenização da radiocomunicação

"Visa ter um melhor desempenho dos profissionais e maior sigilo"

A- A+

Governo do Estado informou nesta segunda-feira (24), que investirá 20 milhões e sistemas de radiocomunicação que serão disponibilizados para profissionais da segurança em Mato Grosso do sul, e 23 municípios serão contemplados, dando prioridade para os municípios na faixa da fronteira com Bolívia e Paraguai.

De acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o sistema que vinha sendo utilizado no Estado é analógico e obsoleto frente às novas tecnologias existentes no mercado, o que poderia representar riscos no enfrentamento à criminalidade e comprometer o atendimento do Corpo de Bombeiros e o sucesso das operações realizadas pelas polícias Civil e Militar, principalmente na região de fronteira.

Levantamento feito pela Divisão de Telecomunicações da Sejusp (Divitel) apontam que inicialmente o novo sistema atenderá mais de 2 mil profissionais da segurança pública, entre bombeiros, policiais civis e militares, agentes penitenciários e socioeducadores e mais de 721 mil habitantes.

Com o convênio firmado com a Senasp dentro do programa Estratégia Nacional de Fronteira, serão adquiridos 399 rádios portáteis, instaladas 20 novas torres de radiocomunicação, 20 repetidoras, 280 novos rádios em viaturas e 101 rádios fixos nas delegacias da Polícia Civil, quartéis, pelotões, companhias e batalhões da Polícia Militar e dos Bombeiros.

Mudanças 

O projeto prevê ainda a implantação de duas novas e modernas centrais, nos moldes do Centro Integrado de Operações (Ciops), uma central em Campo Grande e outra no município de Dourados. O major Cláudio Bezerra da Silva, um dos diretores da Divitel explica que a necessidade de duas centrais se faz necessário para manter a comunicação. “Caso uma falhe a segunda assume, garantindo assim a continuidade das comunicações”, enfatiza.

Segundo o secretário de segurança o uso de tecnologia digital na segurança é uma exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com esse investimento o Estado se antecipa à mudança e adéqua o sistema aos novos padrões nacionais. “Até o ano que vem concluímos o projeto na região de fronteira e até 2019 queremos modernizar o sistema de radiocomunicação das forças de segurança de todos os municípios de Mato Grosso do Sul”, assegura. (Com assessoria).