25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Em Paraty

FAB diz não haver "anormalidade" na queda do avião que vitimou Zavaschi

"Gravador de voz da cabine do avião está sendo avaliado"

A- A+

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma análise preliminar dos dados extraídos do gravador de voz da aeronave que caiu em Paraty não apontou "qualquer anormalidade" nos sistemas do avião. O acidente vitimou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais quatro pessoas.

"O chip de memória do gravador de voz da cabine do avião está sendo avaliado por uma equipe do laboratório de leitura e análise de dados de gravadores de voo (Labdata) do Cenipa. Em uma análise preliminar, os dados extraídos não apontam qualquer anormalidade nos sistemas da aeronave", informou nota divulgada pela Aeronáutica.
 

A investigação é conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Segundo a Aeronáutica, os dados do gravador de voz foram extraídos com sucesso e, nesse momento, os técnicos estão fazendo tratamento do áudio. Foram gravados os últimos 30 minutos de áudio do voo. O equipamento encontrado possui quatro canais de áudio, um do piloto, outro do copiloto, um da área de cabine e o quarto do engenheiro de voo ou comissário. Os dados já foram baixados utilizando software do fabricante.

O chefe da divisão de operações, coronel Marcelo Moreno, destaca que além das informações de voz outros sons são importantes para a investigação. 

— Nós analisamos sons diferentes, em que possamos identificar, hipoteticamente falando, o ruído de um trem de pouso sendo baixado, a aplicação de algum grau de flap ou outro equipamento aerodinâmico da aeronave — afirmou Moreno. (Agência O globo).