18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Depressão

Equipe da Semed conscientiza sobre depressão com entrega de 10 mil panfletos

A- A+

A equipe do projeto “Valorização da Vida”, da Superintendência de Gestão e Normas da Rede Municipal de Ensino (Reme) vai entregar, até sexta-feira, dez mil panfletos informativos em diversos pontos da capital, como terminais de ônibus, instituições de ensino e na região central. A ação, inédita, marca as atividades do Setembro Amarelo na Reme, mês de combate ao suicídio e visa orientar a população sobre automutilação, depressão e bullying.

A panfletagem começou na manhã desta terça-feira (10), no terminal Morenão e não escola municipal Bernardo Franco Baís, na Avenida Calógeras. Neste primeiro dia, mais de três mil folders foram entregues.

set amarelo semed_1

O material informa sobre os motivos que levaram a criação de um mês específico para tratar sobre o assunto. “Nós estamos abordando esse tema com bastante insistência porque é um problema da sociedade moderna. Estamos procurando ouvir os alunos e professores para que possamos diminuir essa doença tão presente hoje e também informando a sociedade que precisa de ajuda ou que conhece alguém que precisa para encaminhar para as secretarias e para os grupos que tratam desse assunto tão polêmico, tão difícil de resolver”, explicou a superintendente de Gestão e Normas da Reme, Alelis Gomes.

Quem está sendo abordado pela equipe elogia a iniciativa. É o caso da vendedora ambulante Maria Elias Ferreira, que revelou que tem uma filha passando pelo problema. “Ajudo muito ela psicologicamente, não deixo ela sozinha e a família evita coisas que vão agravar o problema. Têm muitas pessoas que resistem a problemas, mas outros são frágeis, não aguentam e é onde vai para a depressão”, afirmou.

O padeiro Paulo Cezar Freire Dias acredita que é necessário abordar o assunto suicídio. “As pessoas hoje em dia têm muita pressão na vida. Eu acho que tem que ter mais Deus no coração, mais amor à vida. Acho que a maior causa hoje do suicídio na família é a depressão, que é a doença do século. Em relação a campanha eu gostei e acho a iniciativa muito boa”, destacou.

Blitz

Já a blitz de conscientização que teve em frente a escola “Bernardo Franco Baís” contou com a participação de  alunos e profissionais da unidade, que abordaram motoristas e falaram sobre a importância de ouvir amigos e familiares diagnosticados com depressão.

Para a aluna Mithelly Vitória da Silva Araújo, 14, 9º ano, muitas pessoas são desinformadas sobre o tema e acabam julgando as vítimas da doença. “Às vezes a gente acha que está sozinho, sem apoio, mas é importante buscar ajuda.  Muitas pessoas acreditam que a depressão é frescura, mas na verdade a pessoa precisa de apoio, por isso é importante esclarecer e não julgar”, disse a aluna que revelou ter perdido uma amiga, que acabou cometendo suicídio.

set amarelo semed

A diretora da escola, Nara Borges Rigon, disse que a campanha é uma ferramenta importante de prevenção porque sempre chegam casos de alunos que enfrentam o problema. “Os jovens muitas vezes não têm com quem falar e eles sofrem uma pressão muito grande da sociedade, por isso essa campanha vem ajudar muito para prevenir atitudes mais graves”, destacou.

2et amarelo semed_1

Agenda

As ações referentes ao Setembro Amarelo ainda continuam na quarta-feira (11), às 8 horas, com a apresentação da Resolução que dispõe sobre normas e procedimentos para implantação do Projeto Valorização da Vida nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O evento será realizado no Centro de Formação da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e contará com palestra do psiquiatra Fábio Paes Barreto, que irá abordar o tema “Depressão e automutilação no contexto escolar”, a partir das 8h30.

set amarelo semed_2

No período da tarde a equipe volta a realizar panfletagem em frente a Uniderp, na avenida Ceará. Na quinta-feira (12), a ação acontece no terminal Nova Bahia e na sexta-feira, a panfletagem vai mobilizar a esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho.