28 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Solidariedade

Colônia de Férias recebe unidade móvel do Hospital de Amor para atender mulheres da Chácara das Mans

Anteriormente chamada de Carreta do Hospital de Câncer de Barretos, unidade vai fazer exames de mamografia e coleta de preventivo em mais de 100 mulheres

A- A+

Atenta às necessidades da comunidade onde está inserida, a Colônia de Férias da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), recebe nos dias 15 e 16 de fevereiro, no bairro Chácara das Mansões, a carreta do Hospital de Amor, antes chamado Hospital de Câncer de Barretos, para atender as mulheres da região com exames de mamografia e coleta de preventivos. Os agendamentos dos procedimentos foram feitos na semana passada, e são esperadas mais de 100 mulheres durante toda a ação.

Os atendimentos serão realizados no dia 15, das 7h às 17h, e no dia 16, das 7h às 9h. A mamografia será realizada em pacientes de 40 a 69 anos, e o preventivo é voltado para mulheres de 25 a 64 anos. No dia da consulta é necessário levar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Àquelas que não possuírem o cartão do SUS poderão pedir orientações na unidade de saúde mais próxima, ou solicitá-lo na SESAU.

Magda Barbosa das Neves, enfermeira responsável pela unidade móvel do Hospital reforça o convite para que as mulheres da região se mobilizem em prol da prevenção. “Já temos 80 mamografias e 70 preventivos agendados  somente para o primeiro dia da ação. Estamos levando a saúde até a porta dessas pacientes e esperamos que elas atendam o nosso chamado, porque a prevenção é a melhor cura”.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Chácara das Mansões, Dijalma Pereira conta que a adesão aos agendamentos foi grande. “As moradoras do bairro estão contentes e ansiosas com a possibilidade de fazer esse check up. Fomos de casa em casa para realizar os agendamentos. Fizemos uma corrente do bem e as mulheres visitadas avisaram outros grupos, fazendo aumentar o número de pessoas interessadas. Esta é a primeira vez que esse tipo de atendimento acontece na região. A parceria com a ACICG, como está acontecendo com o Rota do Sabor, e agora com essa ação, está movimentando o bairro e trazendo mais investimento para a região”, afirma Pereira.

João Carlos Polidoro, presidente da ACICG acredita que a ação vai beneficiar a população de uma das regiões mais afastadas do Centro. “Essa parceria com o Hospital surgiu após um encontro promovido pela Associação Comercial, e estamos muito agradecidos por receber ajuda da entidade nessa empreitada de desenvolvimento da Chácara das Mansões. O bairro é composto por muitas propriedades rurais e, por ser um dos mais afastados do Centro dificulta a procura dos moradores por atendimento médico, especialmente em relação à prevenção. Nossa responsabilidade com a região é grande, pois além de abrigar a Colônia de Férias, queremos vê-la se desenvolver tanto quanto os demais bairros da área urbana”, contribui.

Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos é uma instituição de saúde filantrópica brasileira especializada no tratamento e prevenção de câncer com sede em Barretos, São Paulo. “O Hospital de Câncer de Barretos agora é o Hospital de Amor. Porque vencer o câncer é mais fácil quando estamos cercados de amor”.