19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Após decisão do Confea, candidatura de Dirson Freitag para o Crea-MS é mantida

A- A+

Durante Sessão Plenária realizada nesta quarta-feira (22), o Confea - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia -  decidiu manter o deferimento de registro de candidatura de Dirson Freitag para o cargo de presidente do Crea-MS - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul.

Sua candidatura havia sido impugnada, sob a alegação de que Freitag haveria publicado material de campanha em grupo de WhatsApp antes do período permitido pelo calendário eleitoral. Freitag recorreu da decisão,  buscando garantir seu direito de profissional em ser candidato.

Depois de analisar o recurso, os conselheiros federais decidiram acatar o pedido do candidato e, desta forma, a candidatura de Freitag está mantida, “considerando que a conduta relatada não caracteriza à luz da legislação eleitoral veiculação de publicidade eleitoral antecipada e tampouco abuso dos meios de comunicação, haja vista que se refere à conduta singular, ou seja, ocorrida uma única vez, não havendo registro de prática reiterada ou reincidência”, conforme o que foi publicado na decisão.

Dirson Freitag reitera seu objetivo de avançar e consolidar ainda mais as transformações que ocorreram nos últimos três anos presidindo a instituição, representando todas as categorias abrangidas pelo Conselho. “A fiscalização como fator de promoção e a valorização profissional também estão em pauta, bem como o reconhecimento  da importância das entidades de classe e instituições de ensino, priorizando a gestão profissional”, alega.

A eleição está marcada para o dia 15 de dezembro. Cerca de 12 mil profissionais devem ir às urnas com o objetivo de escolher seus representantes para o Conselho.