28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Esporte

Fla e Palmeiras disparam em busca do título e Inter atóla

A- A+

No sábado, o Palmeiras venceu o Coritiba por 2 a 1 no seu estádio. No domingo, o Flamengo também fez valer o seu mando de campo e derrotou o Cruzeiro de virada pelo mesmo placar (2 a 1), em Cariacica. Como ambos fizeram o seu dever de casa na 27ª rodada, o Verdão segue na liderança do Brasileirão, agora com 54 pontos, apenas um a mais que o Rubro-Negro, que foi a 53. 

Apesar de a diferença na pontuação ser mínima, e os dois clubes ainda terem 11 jogos para disputar, a equipe paulista tem 49% de chances de conquistar o título, segundo o site Infobola.com.br, do matemático Tristão Garcia. Por sua vez, a probabilidade de o time carioca ser campeão é de 41%. Em relação à ultima rodada, o Palmeiras aumentou em 3% as suas possibilidades, enquanto o Flamengo, 2%. Outros três clubes têm pequenas chances de levantar a taça: Atlético-MG (7%), Santos (2%) e Fluminense (1%).

O levantamento tem como base o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição, bem como a dificuldade dos jogos em função dos adversários. 

Quando o assunto é a Taça Libertadores, os quatro primeiros seguem como os principais favoritos para assegurar vaga na principal competição do continente, pois em termos de possibilidades têm uma vantagem considerável para o Fluminense, atual quinto colocado. Palmeiras (98%) e Flamengo (97%) estão muito perto da classificação. O Atlético-MG (80%) está com a situação encaminhada. Em quarto lugar, com 45 pontos, o Santos tem 55% de chances, mas tem que manter a atenção para impedir a aproximação de rivais, entre eles o Fluminense, que foi a 43 pontos após a vitória fora de casa por 1 a 0 sobre o Timão, aumentando as suas possibilidades de 15% para 29%. Os outros concorrentes são: Atlético-PR (14%), Corinthians (10%), Ponte Preta (6%), Grêmio (5%), além de Botafogo e Chapecoense, ambos com 3%. 

De acordo com Tristão Garcia, um time chega muito próximo da Libertadores se somar 65 pontos. Há ainda a possibilidade das quatro vagas para a Libertadores se tornarem apenas três, pois Flamengo, Coritiba, Santa Cruz e Chapecoense disputam a Copa Sul-Americana e, se vencerem, conquistam um lugar no torneio mais importante do continente e o "roubam" do quarto colocado.  

Na briga contra o rebaixamento, o América-MG, mesmo com a segunda vitória seguida, desta vez sobre o Botafogo, continua muito ameaçado. Com 21 pontos, o risco de o Coelho cair é de 99%.

Outro cuja salvação poderá ser considerada um milagre é o Santa Cruz, que tem 23 pontos. A probabilidade de o Santinha ser rebaixado é de 94%. A derrota para o Atlético-MG por 3 a 1, no Independência, complicou a situação do Internacional, que agora tem 70% de possibilidades de disputar a Série B em 2017.

Embora também esteja no Z-4, com 30 pontos, o Cruzeiro (34%) tem menos risco que o Figueirense (41%), último clube fora da degola. Vitória (26%), Sport (15%), Coritiba (12%), São Paulo (7%), Chapecoense (1%) e Botafogo (1%) completam a lista dos times ainda ameaçados pelo rebaixamento. Para Tristão Garcia, 47 pontos é uma soma que praticamente assegura a permanência de uma equipe na elite do futebol nacional. (Com Eduardo de Sousa).