18 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

Assédio

Fifa pede a TVs que evitem 'torcedoras bonitas' na Copa

A- A+

Após casos de assédio durante a Copa da Rússia, a Fifa determinou nesta quinta-feira (12) que emissoras de televisão devem evitar a exposição de 'torcedoras bonitas' durante a transmissão dos jogos da final e disputa do terceiro lugar.

Federico Addiechi, chefe do departamento de responsabilidade social da organização, afirmou que a decisão foi tomada porque os casos de sexismo na Rússia são mais frequentes que os de racismo.

Segundo a Farework, ONG parceira da Fifa responsável por monitorar discriminação e racismo, foram registrados 45 casos de sexismo e assédio a mulheres durante a disputa do Mundial. Desse número, 15 foram jornalistas atacadas e beijadas à força por torcedores.

"Estes casos aconteceram fora dos estádios e soubemos pela mídia e redes sociais, que nos permitem monitorar de uma maneira muito melhor a situação", disse Addiechi, chefe de sustentabilidade e diversidade da Fifa.

A disputa entre Bélgica e Inglaterra, que buscam a terceira posição no torneio, será neste sábado (14), às 11h. A final entre França e Croácia está marcada para domingo (15), às 12h.