19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Polêmica

Waak fala pela primeira vez sobre sua demissão por acusação de racismo

"Eu falei merda, quem nunca falou merda?", afirmou se retratando o jornalista

A- A+

William Waack revela os bastidores de sua demissão da Rede Globo. Pela primeira vez ele diz sem censura como recebeu a notícia de sua demissão. É um vídeo emocionante. Confira a opinião dele sobre as pessoas que trabalharam por sua demissão.

“Se os rapazes que roubaram a imagem da Globo e a vazaram na internet tivessem me abordado, naquela noite de 8 de novembro de 2016, eu teria dito a eles a mesma coisa que direi agora: ‘Aquilo foi uma piada —idiota, como disse meu amigo Gil Moura—, sem a menor intenção racista, dita em tom de brincadeira, num momento particular. Desculpem-me pela ofensa; não era minha intenção ofender qualquer pessoa, e aqui estendo sinceramente minha mão.’

Admito, sim, que piadas podem ser a manifestação irrefletida de um histórico de discriminação e exclusão. Mas constitui um erro grave tomar um gracejo circunstanciado, ainda que infeliz, como expressão de um pensamento. Até porque não se poderia tomar um pensamento verdadeiramente racista como uma piada.

Termino com um saber consagrado: um homem se conhece por sua obra, assim como se conhece a árvore por seu fruto. Tenho 48 anos de profissão. Não haverá gritaria organizada e oportunismo covarde capazes de mudar essa história: não sou racista. Tenho como prova a minha obra, os meus frutos. Eles são a minha verdade e a verdade do que produzi até aqui.”