25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Cuidados

Dicas para aliviar as dores nos pés

A- A+

Sentir dor nos pés ao levantar de manhã ou após realizar atividades físicas pode ser sinal de problemas que estão além do cansaço. Os pés são responsáveis por sustentar todo o corpo, por isso que qualquer problema na cartilagem, na formação ou o peso em excesso podem contribuir para o desenvolvimento de problemas que o acompanharão em toda vida adulta.

Os principais fatores que estão ligados às dores nos pés são: fascite plantar, tendão calcâneo, esporão, joanetes, entre outros derivados de inflamações. É importante consultar um médico para que o problema seja identificado. Geralmente, o tratamento pode ser através de medicação com anti-inflamatórios, fisioterapia e até cirurgias dependendo do caso. Outro tipo de tratamento e até prevenção é o uso de palmilhas ortopédicas feitas sob medidas para o problema específico.

É possível tomar alguns cuidados para aliviar e até prevenir as dores nos pés. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que podem ajudar no dia a dia. Confira abaixo.

Após realizar uma atividade física ou mesmo se você foi diagnosticado com alguma inflamação, uma dica é colocar gelo na superfície inflamada.

Deite-se de pernas para cima. De preferência no sofá com os pés apoiados sobre almofadas. Muitas pessoas passam o dia em pé ou sentadas o que prejudica a circulação das pernas.

Utilize óleos essenciais em uma bacia com água morna. Os óleos ajudam no relaxamento dos músculos e a aliviar as dores, aposte nas essências de hortelã, eucalipto, alecrim, zimbro e limão.

Massagem com movimentos circulares. Uma ótima dica após os procedimentos acima é massagear toda planta dos pés com movimentos circulares. Utilize os dedos polegares. Você pode optar também por um rolo de massagem, basta colocá-lo no chão e deslizar os pés para frente e para trás.

Cuidado com saltos altos. Quanto maior é o tamanho do salto maior é o cansaço dos pés. Então procure evitar o uso de salto alto com muita frequência.